quarta-feira, 6 de abril de 2011


     A Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade da educação básica, não pode ser pensada como uma oferta melhor, pior, ou menos importante, mas sim, como modalidade educativa, um modo próprio de conceber a educação básica que é determinado pelas especificidades e interesses dos sujeitos envolvidos.Para que a aprendizagem seja de qualidade no que diz respeito à EJA é preciso que os professores envolvam a abordagem de conceitos, fatos e princípios que  referem-se à construção ativa das capacidades intelectuais, para operar com símbolos, signos, idéias e imagens capazes de representar a realidade, ou seja,  os professores devem criar práticas que levem em conta os saberes, conhecimentos  e experiências de trabalho  dos educandos . Reconhece-se que é através dessas práticas, objetivas e subjetivas, que os sujeitos têm possibilidade de se formar conscientemente e , por meio delas, aprendem e aprenderão conteúdos que determinam seus modos  de estar no mundo e de aprender novas coisas, que determinarão seus desejos de saber e de ensinar. A escola como instituição formal de aprendizagem deve pautar-se no comprometimento do ensino de qualidade, criando meios para facilitar a vida escolar dos educandos da EJA minimizando assim a repetência e evasão, isso se dará por meio de metodologias que estejam dentro da realidade dos estudantes, respeitando às necessidades e contribuindo para a descoberta da aprendizagem.

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