quarta-feira, 6 de abril de 2011


 
      Weber, pensador alemão, era economista, historiador e sociólogo. Tinha uma visão pessimista, pois ele achava que as desigualdades não seriam superadas, para ele,  os conflitos são resultantes de interesses que nunca seriam superados.
        Weber elaborou uma sociologia de ação social, demonstrando que a sociedade resulta de múltiplas interações de indivíduos num determinado meio.
Os trabalhadores podem até agir de modo semelhante visando defender os mesmos interesses, mas nem todos têm a mesma maneira de agir por que as coisas têm significados diferentes para eles. Nesse sentido, Weber identifica 4 tipos de ações:
1-Ação racional referente a fins. É a ação calculada, pensada, orientada, planejada especificamente para uma finalidade que se deseja atingir.
2- Ação racional com relação a valores. É também uma ação pensada calculada, planejada e orientada, porém quem age orientado pelos valores não esta interessado em criar algo novo. Age em função a de algo que esta na moda.3- Ação afetiva, especialmente emocional:Movida por um estado puramente emocional, seja demonstrando afeição, alegria , seja demonstrando tristeza,ódio, rancor.  4- Ação tradicional.Motivada pelo valor da tradição, pelo costume arraigado.Ainda que as ações sociais segundo Weber possam ser concretamente verificáveis, o resultado delas somente pode ser pensado como probabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário