quinta-feira, 23 de junho de 2011

Educação Inclusiva

 A inclusão como forma de inserção na vida social das pessoas com necessidades especiais, consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais. Sendo assim, a inclusão se faz relevante na escola e na sociedade como um todo.
  De acordo com a Constituição Federal, os alunos com necessidades especiais frequentarão o ensino regular de ensino, diante disto, a escola enfrenta dificuldades para manter esses alunos na instituição , infelizmente, muitas escolas não têm estrutura arquitetônica para esse público, seja a falta de acessibilidade, seja a falta de professores capacitados para lidarem com esses alunos.
 As pessoas com necessidades especiais ainda sentem diversos impedimentos de locomoção pela sociedade, seja por falta de rampas,  seja por falta de condições condizentes com as limitações que sofrem.
O que de fato, poderia minimizar o preconceito que ainda existe com este público alvo, seria a elaboração de políticas públicas voltadas às necessidades de inserção na sociedade, fazendo com que todos os segmentos sociais respeitem as diferenças, e assim, contribuam eficazmente com a inclusão.

Um comentário:

  1. Legal a imagem apra seu texto, tudo a ver! De fato a educação é para todos, pena que nem toda escola tem capacidade para isso!! Muito bom o texto nenêm, te amo^^

    ResponderExcluir