terça-feira, 24 de maio de 2011

O ensino da  Matemática na educação infantil ocupa um lugar de destaque,  pois,o  trabalho com essa disciplina para as crianças pequenas,  é de relevância, especialmente no que diz respeito à construção do conceito de número, além das noções ligadas às grandezas e medidas, bem como espaço e forma.    
     As vantagens do ensino da Matemática vão além  do que recitar números e decorar os nomes das formas geométricas, é  preciso que se perceba, que a maior vantagem é de proporcionar à criança  situações ricas e desafiadoras, as quais possam gerar a necessidade de resolver um problema efetivo. O  papel do professor é de grande importância nesse processo, uma vez que, além de deixar a criança livre para manipular e experimentar os materiais, como também observar as reações decorrentes, deve, em seguida, propor à criança problemas reais a serem resolvidos, criando, assim, uma situação de aprendizagem significativa. Para se chegar nesse caminho, é preciso que a  sala de aula seja um lugar de exploração dos elementos da realidade que cerca os alunos, despertando assim,   a curiosidade e o interesse pela interpretação dos fenômenos que ocorrem no meio em que estão.

Um comentário:

  1. Olá gatinha, matemática nunca foi minha matéria favorita srsrs mas acho muito legal seu post, ficou nota 10, bjus te amo!!

    ResponderExcluir