domingo, 26 de junho de 2011

A formação social da Escola

A escola como instituição educacional promove a educação sistematizada.Dessa forma, ela exerce um papel fundamental na construção da cidadania.
Ao longo dos anos, a escola vem passando por várias transformações, sejam no que se refere à metodologia de ensino, sejam nas práticas educacionais.
Tais transformações se deram pela luta da sociedade em busca de um ensino democrático, compreendendo que a gestão da escola deveria ter uma perspectiva democrática, abrangendo toda a comunidade escolar.
Partindo desse pressuposto, a escola enfrentou vários desafios para fechar no objetivo desejado.
A função social da escola está vinculada à promoção da cidadania, já que é por meio dela que a criança deixa logo cedo seu convívio familiar para integrar a uma comunidade mais ampla.
Exige nesta perspectiva, educadores competentes, compromissados com o fazer pedagógico de qualidade, pois só assim,  ele terá responsabilidade frente às tomadas de decisões no cotidiano escolar.

Um comentário:

  1. Oi gatinha, como não to conseguindo comentar no outro post vai nesse aqui então, passando pra dizer que seu blog possui excelentes texto, muito bom mesmo e para dizer também que meu amor por ti é infinito, te amo muito minha vida!

    ResponderExcluir