quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Arte na Escola

A Escola Nova é uma corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional e  intelectualista, dando lhe sentido vivo e ativo, dessa forma, houve uma necessidade de democratizar a sociedade fez com que o movimento  da Escola Nova acontecesse paralelamente à pedagogia tradicional, buscando reformas educacionais urgentes, emergindo da própria população a necessidade de uma consciência nacional.
Graças a essa corrente, o ensino de Artes pôde ser feito de forma ativa e participativa, pois houve uma ruptura de cópias de modelos e parte para a criatividade e a livre expressão, privilegiando a inspiração e a sensibilidade acentuando o respeito à individualidade do aluno.
Partindo desse pressusposto, a Escola Nova, tem seus objetivos concentrados no aluno, ou seja, os educadores que adotam essa concepção acreditam numa sociedade justa e igualitária, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Neste tocante, o ensino de Artes deixou de ser uma mera reprodução de desenhos para dar lugar ao desenho livre, levando em consideração a criatividade.
A concepção da Escola Nova traz em seu bojo uma ruptura de valores, especialmente no que diz respeito aos métodos rígidos da escola tradicional.Os interesses se voltam para os aspectos lúdicos, e a psicologia conquista espaços no que diz respeito às questões referentes à autoestima da criança pela via da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário