A teoria de Lev S. Vygotsky baseia-se no desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Por meio das concepções de Vygotsk, nos remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura.
O professor, sendo conhecedor dessas concepções, deve pautar seu trabalho na compreensão em relação ao comportamento dos alunos, sabendo que o meio que eles estão inseridos faz total diferença na construção do saber.
O papel do professor é mediar os alunos, saber considerar os conhecimentos que eles já trazem do seu cotidiano e ajudá-los na construção de novos conhecimentos.
Daí, a importância das tórias de Vygotski na prática pedagógica, pois a zona de desenvolvimento proximal é justamente a intersecção entre a Zona de desenvolvimento real com a da potencial. Sendo assim, o professor terá um alicerce para sanar com as dificuldades na aprendizagem e contribuir para uma melhoria dos novos saberes.
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