domingo, 26 de junho de 2011

A formação social da Escola

A escola como instituição educacional promove a educação sistematizada.Dessa forma, ela exerce um papel fundamental na construção da cidadania.
Ao longo dos anos, a escola vem passando por várias transformações, sejam no que se refere à metodologia de ensino, sejam nas práticas educacionais.
Tais transformações se deram pela luta da sociedade em busca de um ensino democrático, compreendendo que a gestão da escola deveria ter uma perspectiva democrática, abrangendo toda a comunidade escolar.
Partindo desse pressuposto, a escola enfrentou vários desafios para fechar no objetivo desejado.
A função social da escola está vinculada à promoção da cidadania, já que é por meio dela que a criança deixa logo cedo seu convívio familiar para integrar a uma comunidade mais ampla.
Exige nesta perspectiva, educadores competentes, compromissados com o fazer pedagógico de qualidade, pois só assim,  ele terá responsabilidade frente às tomadas de decisões no cotidiano escolar.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Educação Inclusiva

 A inclusão como forma de inserção na vida social das pessoas com necessidades especiais, consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais. Sendo assim, a inclusão se faz relevante na escola e na sociedade como um todo.
  De acordo com a Constituição Federal, os alunos com necessidades especiais frequentarão o ensino regular de ensino, diante disto, a escola enfrenta dificuldades para manter esses alunos na instituição , infelizmente, muitas escolas não têm estrutura arquitetônica para esse público, seja a falta de acessibilidade, seja a falta de professores capacitados para lidarem com esses alunos.
 As pessoas com necessidades especiais ainda sentem diversos impedimentos de locomoção pela sociedade, seja por falta de rampas,  seja por falta de condições condizentes com as limitações que sofrem.
O que de fato, poderia minimizar o preconceito que ainda existe com este público alvo, seria a elaboração de políticas públicas voltadas às necessidades de inserção na sociedade, fazendo com que todos os segmentos sociais respeitem as diferenças, e assim, contribuam eficazmente com a inclusão.